Buscar

5 alimentos que ajudam a combater a fadiga


Água e feijão são bons exemplos; confira a lista completa.

A sensação constante de fadiga está muito relacionada ao nossos hábitos do cotidiano. Dúvida? Rotina intensa, muito trabalho, noites mal dormidas, estresse e até má alimentação afetam o organismo e podem contribuir para o cansaço.

Por exemplo: quando estamos em estado de estresse, um dos causadores da fadiga, o cérebro recebe mais hormônio cortisol que, por sua vez, ativa o sistema de recompensa cerebral (SRC), isto é, estimula o corpo a "pedir" alimentos ricos em gordura e açúcar, que geram sensação de prazer. Por isso, é bem comum aquela vontade de comer um chocolate em momentos de tensão.

Além disso, um má alimentação interfere diretamente na obtenção de vitaminas e minerais importantes para o organismo. Mas os bons alimentos são capazes também de ajudar a combater essa sensação constante de cansaço. Abaixo listamos cinco alimentos que amenizam a sensação de fadiga. Confira!

1 - Feijão

O feijão é um alimento que se destaca quando se trata da concentração de ferro, por isso ajuda a combater a fadiga, uma vez que ela é comum em casos de anemia[5], que acontece, geralmente, pela falta desse nutriente.

2 - Hortaliças

As hortaliças de folha verde-escura, caso da couve, espinafre e brócolis, assim como o feijão, são ricas em ferro. Porém, esses alimentos também se destacam por serem fontes de ácido fólico (vitamina B9), que atua contra a fadiga, fraqueza, falta de ar, entre outros incômodos.

3 - Banana

Além de muito saborosas, as bananas são fonte de vitamina B6, que diminuem o cansaço e são eficazes até para os sintomas da TPM. A fruta também é rica em potássio e triptofano, importantes para reduzir a irritabilidade e aumentar hormônios do bem-estar e do sono.

4 - Água

Estamos a todo o momento ouvindo que precisamos nos manter hidratado, isso porque a água é importante para a absorção dos nutrientes pelo organismo. Outro ponto é: o quadro de desidratação, ou seja, quando o corpo está com baixos níveis do líquido, causa sintomas como fadiga, tontura e boca seca.

5 - Alface

A hortaliça é bastante conhecida, afinal, é a mais consumida entre os brasileiros, o que é bastante positivo, uma vez que a alface é fonte de lactucina, substância que tem ação calmante e ameniza a sensação de fadiga, bem como o estresse. Ah, vale ressaltar que a alface também é rica em vitamina A e potássio.

Fonte

#alimento #saúde #analisesclinicas #analisesclinicasnatal #bonsalimentos #vitaminaB9 #hormônios #nutriente #alimentos #alface #banana #feijão

0 visualização

Confiança no Resultado!

  • Instagram DNA Center
  • Facebook DNA Center
  • Twitter DNA Center
  • YouTube DNA Center

Está acessando pelo celular? Clique no número para contato 

Agendamento COVID-19: (84)9.9902-0297 ou
(84) 9.9813-0809
Nossa central: (84) 4007-2595

WhatsApp: (84) 9.9997-0341

Unidade Matriz
Av. Afonso Pena, 952 - Tirol

Laboratório DNA S/S LTDA - EPP
CNPJ: 24.519.993 /0001-70

Endereço:AV. AFONSO PENA,0952, TIROL, 59 020-265 NATAL-RN 
tel: 3212-2446 
E-mail: sac@dnacenter.com.br