top of page
Buscar

Por que beijar um bebê recém nascido pode ser fatal?


Não, não é exagero: um simples beijo em um recém nascido pode ser fatal para o bebê,advertiram os médicos. Embora raro, é muito importante que todos conheçam os perigos do ato de carinho pode representar a uma criança.

De acordo com os pediatras, apenas um beijo de um adulto pode desencadear infecções desagradáveis ​​capazes de causar convulsões, problemas respiratórios, até a morte.

Mas, calma. Não precisa deixar de dar carinho para o bebê com medo de deixá-lo doente. Segundo a clínica geral Sarah Jarvis, as chances disso acontecer aparecem quando a pessoa está com a saúde debilitada por causa do vírus da herpes - que em adultos pode causar feridas e úlceras genitais. Nesses casos, ao ter contato com a criança, é possível que ela transmita o vírus.

"E, teoricamente, o aleitamento materno também é um risco. Isso porque se a mãe tocar sua boca, e então o peito, o vírus poderá ser passado para o bebê", informou a médica.

A razão pela qual os bebês têm um risco tão alto é porque o sistema imunológico deles não está totalmente desenvolvido, explicou Jarvis. Nos pequenos, a infecção é conhecida como herpes neonatal e é causada pelo vírus do herpes simples.

Em casos menos graves, o herpes neonatal afeta os olhos, a boca ou a pele do bebê, de acordo com o serviço nacional de saúde pública do Reino Unido. E, nesses casos, um bebê normalmente se recupera com tratamento antiviral.

Casos graves

Se a infecção se espalhar para os órgãos internos de um bebê, as chances de recuperação são mais complicadas: um em cada três recém-nascidos não resiste, mesmo que ele receba tratamento adequado.

"A infecção pode ser realmente séria se ela for mais profunda no cérebro e no corpo", explicou Jarvis.

Os bebês também correm maior risco de contrair herpes neonatal quando a mãe já teve herpes genital pela primeira vez nas últimas seis semanas de gestação e optar por um parto normal.

Caso a mãe teve herpes antes de engravidar o risco ainda existe, mas é menor.

"Por isso, é importante que qualquer mulher que tenha tido herpes no passado tenha consciência de avisar a parteira ou médico na hora do nascimento do bebê", alerta a médica.

Aprenda quais são os sinais que devem servir de alerta para a possibilidade de o bebê estar com herpes neonatal:

  • Cansaço;

  • uma relutância em alimentar;

  • febre;

  • grito agudo;

  • dificuldades respiratórias;

  • língua ou pele azul;

  • erupção cutânea;

Todo cuidado é pouco, até mesmo para os próprios pais, que devem sempre estar com as mãos higienizadas e tomarem o máximo de cuidado com as infecções.

409 visualizações0 comentário
bottom of page