top of page
Buscar

6 dúvidas sobre exames laboratoriais


Uma dica: após a realização dos exames que necessitam de jejum, a alimentação deve ser leve.

Quando o médico solicita os exames laboratoriais, é natural que o paciente tenha alguns questionamentos antes de realizá-los. Pensando nisso, selecionamos 6 dúvidas sobre exames para você ficar sabendo de tudo antes mesmo de ir ao laboratório. Vamos lá?

1) Posso fazer a coleta da urina em casa?

A urina deve ser coletada preferencialmente no laboratório. Isso porque é necessário que sejam seguidas algumas orientações que evitam que a amostra seja rejeitada e não possa ser usada para a análise.

Algumas questões importantes são a higiene e assepsia durante a coleta (evitando a contaminação da amostra), assim como o transporte. Outra questão é que o primeiro jato deve ser desprezado. Isso faz com que o material represente exatamente o que está na bexiga, não sendo comprometido por fatores como uma inflamação da uretra.

2) Posso fazer exame de sangue com febre?

Algumas pessoas ficam preocupadas em realizar exames de sangue quando estão gripadas, resfriadas ou com febre. Muitas vezes esse tipo de exame é justamente solicitado para o médico para verificar o que está causando a doença.

Porém, a doença interfere no resultado do exame caso o objetivo seja outro. Exames laboratoriais que avaliam aspectos metabólicos e imunológicos, por exemplo, podem ter os resultados alterados pela febre. Desta forma, é fundamental conversar com o médico e informar o laboratório antes de realizar o exame.

3) A menstruação pode interferir nos exames?

No caso do exames de urina, a menstruação pode interferir sim. Por isso, de preferência deve-se esperar até que o período termine para a realização deste tipo de exame. Caso haja urgência, indica-se o uso de um tampão durante a coleta para que o sangue não contamine a amostra.

Já para exames laboratoriais que sejam de sangue, não existe nenhuma restrição. Porém, é muito importante informar o médico e o laboratório sobre o período menstrual. Isso porque alguns fatores variam durante o ciclo e influenciam o resultado.

4) Posso beber água durante o jejum?

Muitas pessoas não sabem, mas pode-se beber água durante o jejum para exames laboratoriais. Vale enfatizar que nos casos de exames de urina, o excesso de água dilui a urina e afeta o exame. Por isso, tome com moderação.

Lembramos que atualmente muitos exames já dispensam o jejum ou tem um tempo reduzido.

5) Preciso parar de tomar meu remédio para fazer os exames?

O uso de medicamentos pode afetar o resultado dos seus exames laboratoriais. Os antibióticos, anti-inflamatórios e até mesmo a aspirina, por exemplo, interferem na coagulação do sangue. Este é um exame solicitado principalmente em pré-operatórios.

Dessa forma, é importante que você informe seu médico e verifique a possibilidade de suspender o uso por um período para a realização do exame. Caso não seja possível, avise o laboratório para que isso seja levado em conta no resultado.

6) Posso fazer meus exames de tarde?

Algumas pessoas preferem ir ao laboratório no período da tarde, que é quando o local fica mais tranquilo. Porém, saiba que existem alguns exames que devem ser necessariamente realizados pela manhã. O motivo é que algumas substâncias têm seu pico no organismo neste período.

Exames laboratoriais com jejum obrigatório ou hormonais, por exemplo, devem ser feitos pela manhã. Verifique com seu médico ou com o laboratório qual o melhor horário.


438 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page