Buscar

Ser otimista faz você viver mais, diz estudo; veja 6 dicas


Possibilidade de se viver mais de 85 anos é até 70% maior

O otimismo tem efeitos na saúde mental das pessoas, podendo até proteger jovens contra a depressão, conforme aponta a pesquisa do Centro da Criança. Mas agora um estudo mostrou que existe uma relação ainda mais estreita entre a positividade que uma pessoa tem e o quanto ela vive.

Segundo a autora da análise, "esse estudo tem uma forte relevância na saúde pública porque sugere que o otimismo seja uma qualidade psicológica tão grande que tem o poder de prolongar a expectativa de vida humana".

O que é ser otimista

Quando falamos de otimismo, falamos de expectativas e da forma de reagir ao mundo. Isso envolve não só o quanto uma pessoa consegue ver o lado bom das coisas, mas também questões autoestima, ansiedade e estresse.

De acordo com a análise divulgada pela PNAS, quem é otimista tem a vida prolongada em cerca de 11% a 15% em comparação com os pessimistas. Além disso, possui uma chance de 50% a 70% maior de atingir mais de 85 anos.

Também foi identificado que essa relação entre otimismo e longevidade é independente de status econômico, condições de saúde e integração social, que também foram considerados na hora da análise.

Como ser otimista

Pensando nisso, confira algumas dicas para tentar ter mais otimismo no seu dia a dia:

1 - Preste atenção nas coisas boas

Uma pessoa otimista não é a do tipo que nota apenas acontecimentos ruins. Ela geralmente percebe comoções de bondade e solidariedade, explica a psicóloga.

2 - Seja mais confiante

Pessoas pessimistas tendem a ser fatalistas. Ou seja, se você acredita que qualquer obstáculo pode acabar com você, então ele te afeta ainda mais.

3 - Encare a realidade

O otimismo precisa ser baseado na realidade; nos aspectos positivos dela. Não é ignorar os problemas, e sim enfrentá-los de uma maneira positiva, como explica a especialista em psicologia.

4 - Seja uma pessoa sociável

Pessoas pessimistas têm menos interações sociais e são mais isolados, afirma a psicóloga Adriana Araújo. Não ter contato com outras vivências e visões faz você se limitar no seu mundo e, às vezes, não ver o lado positivo de uma situação.

5 - Tente sorrir mais

Pode parecer óbvio, mas se você se permitir sorrir, você vai estar aproveitando mais os momentos positivos e externalizando a felicidade. Um estudo publicado no Science Direct mostra que o sorriso tem sim efeito no nosso humor e na forma como reagimos às situações.

6 - Comemore o sucesso

Lembrar que existem vitórias no dia a dia é necessário pra ser feliz. As coisas boas que acontecem podem ser frutos do seu esforço também. Por isso, lembre-se do seu sucesso e não tente diminuí-lo.

Fonte

#otimista #dicas #viver

9 visualizações

Confiança no Resultado!

  • Instagram DNA Center
  • Facebook DNA Center
  • Twitter DNA Center
  • YouTube DNA Center

Unidade Matriz
Av. Afonso Pena, 952 - Tirol

Está acessando pelo celular? Clique no número para contato 

Agendamento COVID-19: (84)9.9902-0297 
Nossa central: (84) 4007-2595

WhatsApp: (84) 9.9997-0341

Laboratório DNA S/S LTDA - EPP
CNPJ: 24.519.993 /0001-70

Endereço:AV. AFONSO PENA,0952, TIROL, 59 020-265 NATAL-RN 
tel: 3212-2446 
E-mail: sac@dnacenter.com.br