top of page
Buscar

Tontura: o que pode ser? Gravidez, anemia e outras causas


Antes de tudo, tontura é a perda do equilíbrio físico. Existem várias causas, por exemplo, a queda da pressão, a ansiedade e o uso de medicamentos.

As posições ou a forma de movimento também podem ser os responsáveis pela sensação de tudo girar.

Por exemplo, a labirintite pode causar tonturas enquanto a pessoa estiver deitada.

Já pessoas que tenham problemas cardíacos, anemias, pressão baixa ou hipoglicemia (taxa baixa de açúcar no sangue) podem sentir tonturas depois de fazerem esforço físico.

O equilíbrio do corpo está relacionado a um aparelho dentro da orelha chamado de labirinto. Por isso, infecções e inflamações nessa estrutura também podem resultar em tonturas.

Em casos mais severos, a desidratação e a temperatura corporal elevada podem ser a causa.

Em geral, a tontura pode ser divida em quatro subtipos:

  • Pré-síncope: há diminuição do fluxo de sangue no cérebro, causando escurecimento da visão, sensação de fraqueza, surdez temporária e palidez, que pode levar à perda de consciência;

  • Vertigem: ocorrem movimentos giratórios ou multidirecionais (como se estivesse em um barco) quando a pessoa está parada. Desequilíbrio e dificuldade em ficar de pé podem apresentar-se;

  • Desequilíbrio: há dificuldades da pessoa manter-se parada ou em pé. Também pode haver dificuldade em segurar objetos e falar;

  • Tontura inespecífica: é a mais difícil de ser diagnosticada já que não possui sintomas muito claros. É caracterizada principalmente pelo mal-estar, sem vertigem ou desequilíbrio.

Para descobrir qual o tipo e a causa da tontura, deve-se consultar um médico, que vai analisar o quadro como um todo.

Em geral, situações passageiras ou pontuais, que não estão acompanhadas de enjoos, surdez e sensibilidade à luz, alteração da visão e dores de cabeça, não representam riscos.

Tontura persistente: o que pode ser?

A tontura pode ser decorrente de situações como doenças visuais, variações hormonais, gravidez, uso de drogas, infecções e desidratação.

As tonturas caracterizadas como persistentes podem ser aquelas que foram tratadas mas continuam por mais de 1 mês. Também podem ser as que acontecem com frequência, por mais de 3 meses.

Algumas das condições mais comuns que podem estar relacionadas com as tonturas são:

Anemia

A tontura é um dos sintomas da anemia. Quando há falta de nutrientes, como o ferro, a pessoa pode ficar tonta e até desmaiar em situações mais graves.

Os episódios também podem ser acompanhados de palidez, fraqueza e cansaço. Nesses casos, é recomendado que a pessoa informe seu médico sobre os sintomas.

Gravidez

As gestantes estão passando por variações no corpo. As tonturas sentidas nessa fase podem acontecer por vários motivos:

  • Liberação de hormônios;

  • Pressão arterial que se altera (aumenta ou diminui rapidamente);

  • Picos insulínicos: níveis da glicose que diminuem;

  • Pressão exercida pelo útero nos vasos sanguíneos

Para diminuir as tonturas durante a gestação, a mulher deve evitar fazer movimentos bruscos e ter uma dieta saudável, além de comer a cada 3 horas.

Algumas gestantes podem ter sensações de calor ou frio. Essas sensações também podem causar tonturas.

Nesses casos, é recomendado que a gestante tente diminuir a sensação e procure repousar por alguns minutos, se possível deitada.

De forma geral, as tonturas na gestação são normais e não precisam gerar preocupação.

Mas é recomendado sempre comunicar ao médico ou médica sobre qualquer sintoma. Assim, é possível avaliar melhor cada caso.

A realização dos exames pré-natais e o acompanhamento médico são importantes e podem ajudar a gestante a ter mais qualidade de vida durante a gravidez.

Labirintite

A labirintite é uma infecção no labirinto, localizado no ouvido interno. Ele é responsável pela audição e pelo equilíbrio.

Quando essa estrutura é comprometida, pode causar tonturas do tipo vertigem e afetar o equilíbrio corporal.

Além de tonturas, os zumbidos, surdez momentânea, enjoos e perda de equilíbrio também são sintomas da labirintite.

Hipotensão (pressão baixa)

A pressão arterial baixa tem como um dos sintomas a tontura, que pode levar a desmaios.

A queda na pressão acontece porque as batidas cardíacas são desaceleradas, podendo ocasionar escurecimento da visão, dor de cabeça e sono.

Fatores como desidratação, estresse, condições da tireoide e hipoglicemia (nível de açúcar baixo) podem contribuir para a pressão baixa.

Tontura e enjoo

As tonturas, principalmente a vertigem, podem vir acompanhadas de enjoo. Fatores como pressão alta, ansiedade e estresse podem ser os causadores dessas duas complicações.

Tontura e enjoo também podem indicar gravidez. Isso porque, entre as primeiras semanas e os 3 meses, é comum que a mulher tenha esses sintomas.

O aconselhável é consultar um médico para que se tenha uma avaliação correta e exata do que está causando a tontura e o enjoo.

Tontura e dor de cabeça

A tontura e a dor de cabeça podem ser sintomas de doenças como labirintite, anemia e até mesmo sinusite.

Problemas de visão também são frequentemente associados a esses 2 sintomas.

A dor de cabeça também pode surgir junto ou depois de uma tontura, principalmente em pessoas que têm predisposição à enxaqueca.

A sociedade brasileira de Cefaleia estima que 50% das crises de enxaqueca sejam acompanhadas de tonturas.

Mas é aconselhável buscar um médico para que se tenha um diagnóstico preciso de quais podem ser as causas e tratamentos.

Tontura ao acordar ou ao deitar: o que fazer?

Movimentos bruscos podem causar tonturas por algumas razões como a variação momentânea da pressão arterial (que sobe ou desce muito rapidamente) ou o fluxo de sangue no cérebro.

Portanto, pessoas que possuem problemas cardíacos ou de pressão podem ter tonturas ao acordar ou deitar. Infecções, má alimentação e alguns medicamentos podem ser a causa também.

Mas, em geral, o principal causador de tonturas ao levantar-se é a hipotensão ortostática, ou seja, a queda da pressão arterial depois de se levantar rapidamente.

Esse mal-estar geralmente não dura mais do que alguns segundos, sem causar nenhum outro tipo de complicação para a saúde, e pode acometer qualquer pessoa.

Entretanto, se a tontura acontece com frequência, é recomendado buscar auxílio médico.

Para ter mais qualidade de vida e diminuir as tonturas, algumas dicas podem ser aplicadas no dia a dia:

  • Evite fazer movimentos bruscos: levante-se e se deite apoiando bem as mãos e coluna;

  • Ao se sentar, agachar ou levantar, faça o movimento vagarosamente;

  • Não fique mais de 4 horas sem comer, mesmo que seja uma porção pequena de alimento;

  • Ao levantar, prefira sentar-se na cama antes de ficar em pé imediatamente;

  • Tome água (o recomendado é beber entre 1,5 e 2 litros por dia).

Ao se sentir tonto, procure sentar ou se possível deitar para evitar quedas. Levantar as pernas acima da linha do joelho também pode ajudar.

As tonturas podem ser de vários tipos e causadas por muitos fatores. Por isso, a melhor forma de diagnosticar qual é o tipo de tontura e porque ela acontece é buscando auxílio médico.


59.347 visualizações1 comentário
bottom of page