top of page
Buscar

Mitos e verdades sobre alimentação das crianças


Respostas para algumas das dúvidas mais frequentes quando o assunto é nutrição infantil

Suco de beterraba acaba com anemia?
MITO

Uma xícara de beterraba ralada possui apenas 0,8 miligramas de ferro. E uma criança anêmica precisa consumir todo santo dia 5 miligramas do mineral pra cada quilo de peso. Já um bife pequeno de fígado tem, em média, 8,5 miligramas desse nutriente.

Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?
MITO

De jeito nenhum. Por uma questão de segurança, espere que complete 2 anos. Os principais riscos são intoxicação alimentar e alergias. É bem verdade que cozinhar ou assar esse tipo de alimento diminui o perigo, mas é melhor evitar.

Café faz mal?
MITO

A bebida não é das mais indicadas, porque cafeína pode deixar a criança agitada. Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém. E se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. A quantidade de cafeína presente num copo de café com leite é tão pequena que não interfere na absorção do mineral pelo organismo.

Jantar muito tarde provoca sono agitado?
VERDADE

A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e a criança for para a cama logo depois de comer. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente, e isso inclui a digestão. O estômago, então fica mais pesado e chega a incomodar.

É verdade que alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura da boca?
VERDADE

Sim, eles estimulam a mastigação, fortalecendo os músculos e facilitando a fala. Quando introduzir a sopa na dieta do bebê, em vez de bater os ingredientes no liquidificador, experimente passá-los na peneira. Depois, quando seu filho estiver mais crescido, amasse os alimentos com um garfo para que possam ser mastigados. E, assim que alguns dentes tiverem nascido, ofereça alimentos crus, como cenoura e maçã, em pedaços pequenos.

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page