Buscar

6 dicas que você precisa conhecer antes de fazer exames de sangue


Na hora que o médico prescreve um exame de sangue, bate logo o desânimo só de pensar no incômodo jejum, que pode chegar até 12 horas. Mas não precisa ser assim.

O teste mais solicitado pelos médicos, o hemograma, por exemplo, não requer nem um minuto de abstinência. É importante lembrar que o jejum não é necessário para muitos exames. Alguns podem até necessitar de uma dieta especial, mas o que vai determinar essa prática será o método de realização, por isso é muito importante se informar antes da realização dos exames.

1-Exames relacionados à alimentação Geralmente o jejum é indicado para os exames que podem gerar resultados diferentes se relacionados com a alimentação, como glicose e triglicerídeos. A necessidade ou não de jejum também vai depender de como o exame foi solicitado pelo médico.

Em relação à ingestão de água, durante o período de jejum é permitido beber água, no entanto só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado de alguns exames. Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.

2-Jejum é diferente para crianças Uma regra importante, mas pouco conhecida, é que crianças de até 6 anos são dispensadas de longos períodos de jejum, e a coleta é realizada o mais próximo possível da alimentação seguinte.

3-Teste de gravidez não precisa de jejum Há exames que não necessitam de jejum: hemograma; tipagem sanguínea; beta HCG (teste de gravidez); plaquetas.

4-A decisão do médico é a mais importante Nenhuma das regras para jejum se aplica se o médico orientar um procedimento diferente. Em casos especiais, é importante para o diagnóstico ou o acompanhamento do paciente que algum exame seja realizado fora desses padrões e, conforme a requisição médica, cabe ao laboratório atender a essa exigência.

5-Bebidas alcoólicas e tabaco Um cuidado extra deve ser tomado com a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabaco. Alguns testes exigem abstinência por períodos específicos dessas substâncias. Por exemplo, o ideal para a dosagem dos triglicerídeos e da glicose é a abstinência de álcool por três dias.

6-Exames de manhã A maioria dos exames não precisa ser realizada no período da manhã, por dispensar ou precisar de poucas horas de jejum, o que pode ocorrer no intervalo de refeições. Outros, embora dispensem o jejum, precisam ser feitos em horários específicos. É o caso da dosagem de ferro e dos hormônios ACTH, cortisol e CTx. Isso porque há substâncias que sofrem variação ao longo do dia e atingem seu nível máximo pela manhã.

Em casos de dúvidas, o DNA Center está à sua disposição nos canais de atendimento; (84) 4007-2595 | 9.9997-0341 (WhatsApp).

Fonte

#examesdesangue #laboratorioemnatal #laboratóriodnacenter #analisesclínicas #analisesclinicasnatal #hemograma #jejum #dicas

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo