top of page
Buscar

O que fazer para acabar com a insônia?


Para acabar com as crises de insônia deve-se adotar bons hábitos do sono, como adormecer todos os dias à mesma hora e não tirar cochilos ao longo do dia. No entanto, caso se mantenha com dificuldade para dormir por mais de 3 noites por semana, o médico poderá indicar a ingestão de remédios para a insônia ou para combater a ansiedade, como Zolpidem ou Trazadona, por exemplo.

O primeiro passo para vencer a insônia é descobrir a sua causa, que pode ser:

  1. Preocupações;

  2. Excesso de estímulo antes de dormir ou

  3. Efeito colateral de algum medicamento.

Outras dicas praticas para ajudar a dormir melhor e curar a insônia naturalmente é relaxar num banho morno e tomar um chá calmante, como o de erva-cidreira com camomila, e ler um livro de noite ao ir pra cama. A televisão e o rádio devem estar desligados e de preferência a luz do quarto também. Deite-se numa posição confortável, desligue-se mentalmente e relaxe.

Remédios para insônia

Quando estes passos não são suficientes, o indivíduo pode recorrer a outros tratamentos para a insônia, como o uso de remédios para insônia (sob orientação médica), como um antidepressivo eficaz contra a insônia ou um relaxante muscular, que retira a tensão e promove um relaxamento profundo.

Dicas para dormir melhor

Algumas dicas para melhorar o sono através de uma boa higiene do sono são:

  • não tirar cochilos durante o dia;

  • deitar-se e levantar-se sempre na mesma hora, mesmo que não tenha dormido bem;

  • não comer muito antes de deitar.

Além disso, recomenda-se não ficar mais de meia hora na cama, se não conseguir dormir. Neste caso, levante-se e faça algo diferente e só volte quando o sono chegar.

Um indivíduo adulto saudável deve dormir 8 horas por noite ou a quantidade de horas necessárias para o bem-estar e a recuperação das energias para realizar as atividades diárias. E o fato de tentar compensar as horas de sono perdidas no fim de semana é maléfico para o corpo e aumenta as chances de desenvolver doenças, especialmente as cardiovasculares.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page