Buscar

Fatos curiosos sobre o corpo humano


Fatos engraçados sobre algumas características e manias do nosso corpo.
Por que parece que as mulheres sentem mais frio que os homens?

As mulheres têm um percentual mais alto de gordura corporal e conserva mais calor no centro do corpo. Isso ajuda a manter os órgãos vitais confortáveis e quentinhos, mas não as extremidades – e quando mãos e pés ficam frios, o corpo também fica.

Além disso, a pesquisa indica que as mulheres têm um limiar mais baixo que os homens para a sensação de frio. Quando expostos à mesma temperatura gelada, os vasos sanguíneos dos dedos femininos se contraem mais do que os masculinos e, por isso, perdem a cor mais depressa.

Dor nas articulações prevê a mudança do tempo?

Talvez. Alterações na leitura do barômetro podem ser parte do motivo: a pressão atmosférica cai pouco antes de o mau tempo se instalar. Essa mudança provocaria a expansão dos tecidos do corpo associada a inchaço e dor. O efeito é pequeno, mas quem tem artrite ou inflamação nas articulações talvez perceba a diferença.

A temperatura também pode causar impacto: foi constatado em uma pesquisa que a queda de cinco graus na temperatura correspondia a um pequeno aumento da dor nos joelhos de quem tem osteoartrite.

Por que prender a respiração acaba com os soluços?

Acredita‑se que o acúmulo de dióxido de carbono no organismo (ao prender a respiração) ajuda a interromper os espasmos do diafragma que causam os soluços. Quando se contrai involuntariamente, o diafragma força uma inspiração rápida interrompida de repente pela epiglote – uma aba de cartilagem na garganta localizada atrás da língua. É esse fechamento que provoca o ruído do soluço.

Por que às vezes, quando corro, sinto dor em um lado da barriga?

O diafragma é puxado e esticado durante a corrida e isso pode provocar aquela dor aguda e perfurante na borda inferior da caixa torácica, geralmente no lado direito do corpo. Para diminuir a dor, desacelere e respire de forma mais tranquila e controlada.

De onde vem o barulho do estalar de dedos?

É normalíssimo as articulações estalarem. O barulho acontece quando pequenas bolhas de ar explodem no líquido lubrificante que cerca as articulações. Há até quem adore fazer esse barulho estalando os dedos, o que, aliás, não faz muito mal. Em excesso, estalar os dedos pode provocar pequenas lesões e também o estiramento dos ligamentos circundantes, reduzindo a força dos dedos.

Mas muitos pais estão convencidos de que provoca artrite. Isso não acontece mesmo. Estalar o punho, embora nunca tenha se tornado tão popular quanto estalar os dedos, é igualmente inócuo.

Fonte

#corporhumano #articulações #soluços #barulho #analisesclinicas #analisesclinicasnatal #dor #respiração #frio #mulheres #homens

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo