Buscar

Exames para check-up da saúde infantil são importante ferramenta de prevenção

O DNA Center oferece uma gama de exames para esse público, além de espaço diferenciado para coleta de exames




Problemas de saúde em crianças costumam desestabilizar toda a família, principalmente quando há demora para o diagnóstico e tratamento e não se tem acesso a um atendimento personalizado para as necessidades dos pequenos. No DNA Center é possível realizar uma gama de exames especializados e testes para monitorar a saúde na infância, como teste do pezinho, teste da bochechinha, exames com sopro para identificar intolerâncias alimentares, doenças respiratórias, dentre outros, facilitando a identificação de problemas que podem ser sanados com maior rapidez quando há um resultado preciso.


Um dos principais exames para acompanhamento da saúde infantil é o teste do pezinho, realizado em recém-nascidos. Ele é rápido, bastam apenas algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê para detectar dezenas de doenças, sendo que muitas delas não apresentam sintomas nessa fase da vida e podem se manifestar mesmo sem casos na família.


Por meio do teste do pezinho é possível impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida da criança. Nesse contexto, o DNA Center oferece cinco diferentes painéis de detecção de teste do pezinho: básico - 13 doenças e 7 exames; ampliado: 31 doenças e 9 exames; plus: 33 doenças e 10 exames; master: 38 doenças e 15 exames; e expandido: 60 doenças e 13 exames.


Também há o teste da bochechinha, um teste genético feito por sequenciamento de nova geração que diagnostica mais de 300 doenças tratáveis que se manifestam na infância, permitindo assim um diagnóstico assertivo e precoce. Ele também é realizado nos primeiros dias de vida. A coleta também é feita de forma simples e rápida, por meio de um cotonete que colhe material genético da bochecha do bebê.


Um problema cada vez mais comum entre as crianças que pode causar diversas consequências na saúde e angústia nos pais é a intolerância alimentar. No DNA Center, é possível fazer testes que fornecem informações sobre a digestão de determinados açúcares, tais como o açúcar do leite (lactose) ou o açúcar das frutas (frutose). Um exemplo é o uso para detectar a intolerância à lactose, um transtorno no qual as pessoas têm sintomas de processamento anormal à proteína do leite e seus derivados. O exame é feito por meio de um sopro da criança em um equipamento, o que garante mais conforto em comparação a outros métodos. 


Já no que se refere a análises clínicas, há diversos exames que podem ser realizados em crianças como forma de check-up: dosagens bioquímicas, hormônios, exames hematológicos e até mesmo análises moleculares, que podem auxiliar os pediatras no diagnóstico de doenças infectocontagiosas que são comuns na infância.


O DNA Center dispõe ainda de painéis moleculares para o diagnóstico de encefalites virais, gastroenterites, doenças do trato respiratório e arboviroses, doenças comuns na entre crianças. No caso do painel molecular de doenças respiratórias, ele pode detectar, em um único exame, até 21 agentes causadores de síndromes respiratórias, que têm sintomas parecidos com os da Covid-19. O material genético é extraído por meio de amostras do nariz e da boca e o resultado sai em até 2 dias úteis. 


DNA Kids, cuidado diferenciado com as crianças


Além dessa gama de exames oferecidos para as crianças, o DNA Center tem o DNA Kids, um lugar dedicado à realização dos mais diversos tipos de exames para crianças, que fica localizado na matriz do DNA Center, na avenida Afonso Pena, 952, Tirol. É um espaço lúdico e colorido, exclusivo para o público infantil, repleto de brinquedos, com óculos 3D que criam um cenário virtual de entretenimento e atrações adaptadas para os pequenos.


O DNA Kids conta com o serviço de profissionais especializados em coleta infantil, que garantem a qualidade da amostra e passam tranquilidade para os pequenos pacientes. Há também materiais específicos, como agulhas de diversos calibres para garantir uma coleta sem dor e de forma confortável. Ao fim dos atendimentos, as crianças ganham um “Certificado de Bravura”, um joguinho de tabuleiro e uma lancheira repleta de guloseimas.


O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h e no sábado, das 6h às 12h. Outras unidades do laboratório contam com sala de coleta ou espaço kids, também com cuidados especiais para essa faixa etária. Mais informações pelo telefone (84) 4007-2595 (WhatsApp) ou pela página no Instagram @dnacenterlab.

23 visualizações0 comentário