top of page
Buscar

Todo exame de sangue precisa ser feito pela manhã?


Ao longo do tempo, criou-se o hábito de se realizar a coleta de sangue para análises clínicas no período da manhã. O que pouca gente sabe é que na maioria dos casos, não há necessidade de ir ao laboratório nas primeiras horas da manhã para realizar os procedimentos solicitados pelos médicos.

Mas aí surge a pergunta: e o jejum?

Quando o assunto é o preparo para o exame de sangue, a maioria das pessoas se vê sem muitas informações, por isso, não sabem muito bem o que fazer nas horas que o antecede. O jejum para exames significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo, durante um número de horas determinado pelo médico ou pelo laboratório.

Por quê?

• É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório ou o médico não especifiquem o contrário.

• Não utilize recipientes diferentes dos padronizados. Entre em contato previamente com o laboratório, pois esse fornecerá os recipientes indicados à coleta de cada tipo de amostra.

• Mudanças radicais na dieta, ingestão alcoólica, exercícios físicos, insônia na véspera de exames laboratoriais, podem prejudicar o resultado dos exames.

• Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais. Para auxiliar, leve com você as receitas médicas ou as embalagens.

Vários testes hormonais, imunológicos e até mesmo bioquímicos, podem ser realizados sem jejum (desde que não venham acompanhados da dosagem de outros lipídios ou glicose). De qualquer forma, mesmo não havendo obrigatoriedade de jejum para essas análises, desaconselham-se excessos alimentares. O indicado, quando possível, é esperar o intervalo de algumas horas após a refeição (mínimo de 4 horas) para evitar possíveis interferências. Aumentos nos triglicerídeos normalmente produzem mudanças no aspecto do soro (opalescentes ou lipêmicos), que potencialmente causam interferência no resultado de várias dosagens. Jejuns prolongados, superiores a 14 horas, são também desaconselháveis, pois influenciam as dosagens séricas (quando o fígado libera para a corrente sanguínea uma dosagem diferente da que foi administrada pelo médico), como no caso dos triglicerídeos, cujo jejum indicado é de 12 horas, de forma que quando não são atendidas as exigências médicas, podem apresentar resultados falsamente baixos.

Para testes sanguíneos como os de tolerância à lactose e à glicose, colesterol (total ou frações), capacitação e/ou fixação de ferro, vitamina B12, folato, caroteno, insulina, peptídeo C e gastrina, o tempo indicado é de 8 a 12 horas de jejum.

É importante atentar para a alimentação nos dias em que antecedem os exames, devendo-se manter a alimentação habitual, exceto nos exames em que o solicitante prescreva dieta especial, já que uma mudança drástica na alimentação para a realização de qualquer procedimento, quando não aconselhado pelo médico, pode causar alterações nos resultados das análises.

Nem todos os exames prescritos cuja indicação é de jejum necessitam ser realizados nas primeiras horas do dia, desde que seja respeitado o limite máximo de horas em jejum. Nesse sentido, o DNA Center, também faz coletas no período da tarde, em algumas unidades (certifique-se em nossa central de atendimento ou no nosso site sobre os horários de coleta de cada unidade).

Alguns dos exames de sangue não necessitam de jejum, o hemograma e o parasitológico de fezes, quando não realizados em conjunto com outros exames cujo jejum é essencial, poderão ser realizados em qualquer horário, inclusive no horário vespertino, já que dispensam o jejum.

A dica é: Ao sair do consultório médico, ligue para a central de atendimento do DNA Center, para obter mais informações sobre a necessidade de jejum ou a aplicação de uma dieta em especial, além de outras informações essenciais que lhe irão poupar tempo e garantirão a exatidão dos resultados das análises.

8.878 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page