A curva glicêmica é um exame de sangue acompanhado de um teste oral que mede a tolerância à glicose, normalmente utilizado para investigação de uma possível diabetes
Um dos exames de extrema importância durante o pré-natal é o exame de curva glicêmica em gestantes. O exame é solicitado para diagnosticar uma possível diabete tipo 2 ou diabete gestacional que existente durante o período gestacional pode apresentar grandes riscos para mãe e bebê.
Assim como realizado em um paciente comum, a gestante deverá se apresentar em jejum de 8 horas. Será coletada uma quantidade de sangue e posteriormente uma dose de glicose deverá ser ingerida para realização de uma nova coleta de sangue.
Em alguns casos o exame pode vir durar ate 4 horas e ser necessário 2 a 3 coletas de sangue para analise, devendo seguir a solicitação medica.
O exame deve ser realizado com a gestante deitada de forma confortável para evitar quedas e maus estares. Não deve ser ingerido nenhum alimento durante o período do exame, nem de água.
Quando Fazer o Exame
Normalmente o exame é solicitado próximo das 24 a 28 semanas de gravidez (6 meses), podendo ser solicitado novamente caso o medico ache necessário ate o final gestacional.
O controle da glicose e uma possível diabetes gestacional são fundamentais para uma gravidez saudável, já que a elevação de glicose nesse período pode trazer sérios riscos à saúde do bebê.
Aumentam o risco de parto prematuro, de romper a bolsa prematuramente e acabam crescendo mais do que o esperado. Os riscos de complicações durante o parto também aumentam assim como as chances do bebê vir apresentar problemas com hipoglicemia.
Os valores de referência para o exame de curva glicêmica gestacional são:
• Considerado normal – inferior a 140 mg/dL
• Tolerância diminuída a glicose – entre 140 e 199 mg/dL
• Considerado diabetes – superior a 200 mg/dL
Quando os valores acabam apresentando alterações superiores ao esperado, é comum que o exame seja repetido após alguns dias para nova analise e confirmação exata. Um acompanhamento adequado será necessário e exames complementares podem ser necessários.