top of page
Buscar

Surto de gripe e aumento nos casos de dengue na população de Natal

A pandemia teve um arrefecimento e, neste momento, poucas pessoas estão buscando as unidades de saúde em decorrência da covid-19. Porém, os prontos-socorros dos principais hospitais de Natal, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão abarrotadas. O motivo é um surto de gripe e também aumento nos casos de dengue entre a população.

No início de abril, o Boletim Epidemiológico Centro de Controle de Zoonoses de Natal apontou que os registros de casos de dengue, zika e chikungunya em Natal tiveram crescimento 407,6% entre os meses de janeiro e o início de abril de 2022, comparado com o mesmo período do ano passado. Até o dia 8 de abril, foram notificados 934 neste ano, contra 184 no mesmo período de 2021. Os casos de dengue foram os que tiveram maior aumento de registros (336,91%), seguidos pelo crescimento nas notificações de zika (266,67%) e chikungunya (75%).


Aliados a esses números, um surto de gripe tem sido observado na população, incluindo entre as crianças. Com isso, a demanda pelos serviços dos hospitais cresceu de maneira exponencial e, em alguns casos, unidades de saúde precisaram suspender temporariamente o atendimento à população.


▶ Atualmente, o diagnóstico das arboviroses é um desafio para a saúde pública, pois essas doenças apresentam sintomas semelhantes e os métodos diagnósticos tradicionais são passíveis de reação cruzada, devido a similaridade estrutural dos vírus, sendo necessária, portanto, uma confirmação laboratorial mais precisa. 💉


➡ Uma ferramenta útil para investigação e diferenciação desses arbovírus é o Painel molecular multiplex para Zika, Dengue e Chikungunya, capaz de detectar os 3 vírus ao mesmo tempo na amostra, durante o período sintomático do paciente. Recomenda-se o uso de sangue, líquor ou urina como amostras a serem testadas, devendo ser colhidas, preferencialmente, entre o 2º e o 6º dia após o início dos sintomas.


No DNA, o resultado desse exame é liberado em até 2 dias úteis.

fonte:http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/surto-de-gripe-e-dengue-deixam-prontos-socorros-de-natal-lotados/536613

43 visualizações0 comentário
bottom of page