top of page
Buscar

DNA Center realiza exames para diagnóstico de arboviroses

Você pode pensar que as arboviroses, doenças transmitidas por insetos como o Aedes aegypti, são mais comuns no verão devido ao clima quente e úmido. No entanto, nos últimos anos, foi constatado um aumento preocupante dessas doenças também durante o período de inverno.


O que são arboviroses? As arboviroses são doenças virais transmitidas por mosquitos e outros insetos vetores. Os principais exemplos são a dengue, a zika e a chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No inverno, outros mosquitos como o Aedes albopictus e o Culex também podem estar envolvidos na propagação dessas doenças.



O aumento das arboviroses no inverno pode ser atribuído a alguns fatores como, algumas regiões tropicais e subtropicais onde essas doenças são mais comuns podem experimentar invernos mais suaves, favorecendo a sobrevivência dos mosquitos transmissores. Além disso, os mosquitos podem buscar abrigo em ambientes internos, como casas, durante o inverno, aumentando o contato com os seres humanos.


Outro fator relevante é a sazonalidade das arboviroses. Em alguns casos, o pico de incidência pode ocorrer após o verão, devido ao período de incubação do vírus no mosquito e também ao tempo que as pessoas levam para apresentar os sintomas após a infecção. Assim, o inverno pode ser o momento em que mais casos sintomáticos são notificados, embora a infecção possa ter ocorrido em meses anteriores.



As arboviroses representam uma preocupação crescente, mesmo durante o inverno. A prevenção é fundamental para evitar a disseminação dessas doenças e proteger nossa saúde e a de nossos familiares. Ao adotar medidas simples no combate aos mosquitos transmissores e realizar exames de rotina.


Para auxiliar, o DNA Center conta com exames para diagnosticar as arboviroses e dar o norte que o médico precisa para dar o direcionamento correto para o seu tratamento.


Entre em contato conosco e agende seus exames através do (84) 4007-2595





Fontes:



18 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page