Um bom desempenho organizacional está diretamente interligado a uma administração bem construída. Dentro de qualquer empresa, a comunicação se faz indispensável, visto que é por meio dessa ferramenta que nós interagimos com as outras pessoas.
Mas, o que é comunicação?
A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores. Uma ação social primária que permite criar e interpretar mensagens que provocam alguma resposta, resultando em uma maior sintonia que refletirá, positivamente, na organização e clareza de suas ações. E nada disso acontece de forma satisfatória se não houver a colaboração dos participantes ativos.
Mas o que é colaborativisimo?
É o ideal pregado que significa ajuda mútua entre as pessoas, seja compartilhando o conhecimento que possuem, seja se propondo a aprender algo novo para compartilhar com os demais. No caso da comunicação interna, especialmente, a informação precisa dessa colaboração para que atinja seu ponto alvo.
O colaborativismo não se resume aos funcionários da empresa. O mesmo conceito pode ser estendido a clientes e parceiros de negócio, pois cada um interage com os processos da empresa sob uma perspectiva diferente, oportunizando insights diferentes.
Até aqui tudo bem, mas o que é Comunicação Colaborativista?
Juntos somos mais fortes! Não é à toa que essa frase tem sido muito empregada quando o assunto é trabalhar em equipe, focando no todo. Pessoas unidas, estimuladas, trabalhando com propósito e reconhecimento é um dos segredos de empresas bem-sucedidas. Mas tudo isso não poderia ser realizado sem o espirito do colaborativismo.
A comunicação é a chave fundamental para um bom desempenho entre equipes, melhorando a qualidade de produtos e serviços de uma empresa, como já foi dito. Esta questão se torna ainda mais enfática quando se trata de empresas com vários braços (setores) e com profissionais de áreas diversas.
Quando não há um alinhamento efetivo de alta qualidade, a comunicação pode se perder em função de falhas nos canais de informação. Esta atitude, em geral, resulta em desperdício de recurso, ruídos no fluxo da informação e transtorno para o cliente. Além de comprometer o planejamento e as ações, erros causados por falhas de comunicação podem ser por vezes irreversíveis.
O Encontro de Comunicação Colaborativa DNA Center
Com base nisso e na necessidade frequente de apresentar a importância da comunicação dentro da empresa, no próximo dia 8 de outubro, às 15h, no auditório do escritório da empresa, a equipe de Comunicação & Marketing do DNA Center reúne gestores, gerentes e diretores para falar sobre a Comunicação Colaborativa, que implica em uma busca constante do cruzamento de distintas experiências provindas de diferentes indivíduos, tendo como alicerce a colaboração, que visa compartilhar expectativas, conhecimentos e experiências entre os sujeitos para a construção de melhorias e de ideias inovadoras.
Você é o nosso convidado! Confirme a sua participação pelo ramal 9587.