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Veja os benefícios em incluir o abacate nas refeições


Cremosa que só, a fruta mostra, no mercado, na cozinha e nos centros de pesquisa, por que não para de angariar fãs e distribuir saúde

“Abacateiro / Acataremos teu ato / Nós também somos do mato / Como o pato e o leão.” o abacate era saboreado dentro de sua própria casca junto de colheradas de açúcar ou, no máximo, batido com leite. Naquela época, em meados dos anos 1970, as frondosas árvores, com até 20 metros de altura, também costumavam enfeitar os quintais brasileiros e faziam a alegria da molecada que se empoleirava entre os galhos.

Hoje, é mais raro ver abacateiros no fundo das casas. Em compensação, o fruto tem se multiplicado no hortifrúti e aparecido em tudo quanto é receita, passeando muito além da cozinha mexicana: vai em torradas, canapés, saladas, sanduíches, molhos, sobremesas… Seja no doce, seja no salgado, o fruto ganha espaço nos cardápios saudáveis, invade as redes sociais e conquista o paladar dos brasileiros.

Claro que a consistência cremosa explica parte da fama, mas é graças a um empurrãozinho dos estudos que ele figura entre os alimentos mais badalados atualmente. Seus benefícios contra o ganho de peso está entre os principais motivos dessa crescente popularidade. Não faltam experimentos atestando esse elo.

A demanda de produção do abacate aqui e lá fora

Mundo: aparecemos entre os dez maiores produtores de abacate do planeta. No topo do ranking está o México, terra natal da fruta.

Brasil: os últimos dados apontam para uma produção de 213 041 toneladas distribuídas em uma área total de mais de 13 mil hectares.

Os maiores produtores no Brasil, em toneladas: 1º São Paulo: 121 216 2º Minas Gerais: 50 751 3º Paraná: 20 003

4º Espírito Santo: 4 992

5º Rio Grande do Sul: 4 520

Os tipos de abacate populares no Brasil

Breda: tem entre 400 e 600 gramas e exibe casca bem lustrosa. Acumula 12% de gorduras.

Fortuna: é um dos maiores, chegando a pesar até 1 quilo. Oferece quase 7% de óleos.

Geada: há quem o aponte como um tipo meio amargo. Reúne cerca de 3% de gorduras.

Avocado (hass): pequenino, com 150 a 200 gramas de peso, concentra mais de 20% de gordura.

Margarida: é redondo e de polpa fibrosa. Pesa até 800 gramas e fornece uns 10% de gordura.

Ouro Verde: com cerca de 8% de gordura, tem tamanho médio e casca de um verde intenso.

Quintal: grandão, chega a 900 gramas. Seu verde é o menos escuro da turma. Contém 10% de gordura.

Os benefícios do abacate para a saúde

Além da já mencionada habilidade de ampliar a sensação de saciedade, esse grupo engordurado é festejado por contribuir para a saúde cardiovascular.

“O consumo do abacate favorece o equilíbrio das taxas de colesterol“, justifica o nutrólogo e cientista de alimentos.

Na polpa cremosa há outros amigos do coração: antioxidantes, vitaminas e, ainda, uma turma conhecida como fitosteróis. Esse combo, inclusive, está entre os grandes benfeitores em um trabalho realizado pela nutricionista.

Como o abacate pode ser incluído nas refeições

“De sabor neutro, o azeite incrementa diversos pratos, especialmente na finalização”, sugere a chef de cozinha e química, que também aprecia o fruto na versão integral desde pequena. “Aprendi a gostar na infância, quando meus pais o ofereciam combinado com opções doces como a banana”, lembra.

Aliás, comê-lo à noite tem lá suas vantagens. É que a fruta concentra glutationa, uma substância envolvida com o relaxamento. A dica é saboreá-lo na hora da ceia com um pouco de mel. “Ou meia hora antes de ir para a cama”, indica a nutricionista.

Dicas para acertar na escolha

A cor: para o avocado (Hass), tons quase negros indicam que o fruto está no ponto. Já os tropicais (mais comuns) exibem um verde intenso quando maduros.

O brilho: cascas muito luminosas sugerem que o abacate ainda não está bom para o consumo. Os maduros tendem a ser mais opacos.

O toque: tem que apalpar suavemente. O ideal é que o fruto não esteja mole nem duro demais. Molenga, é sinal de que passou do ponto. Duro, ainda não amadureceu.

A textura: nesse aspecto, atente para sutilezas em todas as partes do alimento. Opte pelos mais homogêneos, que amadurecem por inteiro.

O teste do cabo: sabe o talinho da extremidade? Tente tirá-lo com delicadeza. Se soltar fácil, o fruto está maduro. Quando muito preso, não force: é sinal de que não amadureceu.

A armazenagem: se o alimento não for consumido inteiro, leve o que sobrou à geladeira com o caroço e algumas gotas de limão. Isso atenua a oxidação e o escurecimento.

Abacate para além da cozinha

Cosméticos: graças ao alto teor de óleo no fruto, a indústria da beleza faz a festa. Não faltam opções de itens para atenuar o ressecamento da pele e dos cabelos. Há sabonetes, xampus, condicionadores…

Medicamentos: conta-se que povos indígenas milenares faziam o uso medicinal tanto do fruto quanto das folhas do abacateiro. Hoje, o extrato surge na fórmula de remédios para males como a artrite.

Biocombustível: da sua polpa pode se extrair óleo, e, do caroço, álcool etílico — as principais matérias-primas do biodiesel. O produto ainda está em fase de pesquisa, mas parece ter futuro promissor.

Receitas com abacate, do café ao jantar

Café da manhã: uma sugestão é retirar o caroço do abacate, quebrar um ovo por cima e levar ao forno por alguns minutos. Também vale amassar a polpa, até formar um patê, e misturar com ricota ou outros ingredientes para cobrir pães, torradas e afins.

Almoço e jantar: adicione os tipos mais firmes a saladas. Antes, é legal dar uma rápida grelhada. Para envolver o macarrão, que tal recorrer a um creme de abacate misturado com alho, cebola e tomatinhos? Prove ainda versões de sopas frias ou quentes.

Lanches: prepare uma maionese batendo o fruto no liquidificador com limão, sal, salsinha e cebolinha. Os sanduíches vão ficar mais nutritivos. Abuse da criatividade para preparar as receitas de vitaminas. Adicione outros frutos mais doces e, se precisar, lance mão de um tiquinho de mel.

Sobremesas: até um creme clássico pode ficar muito mais gostoso se você salpicar nibs de cacau por cima, por exemplo – a vantagem é turbinar ainda mais o doce com antioxidantes. O abacate também fica perfeito em brownies, musses e sorvetes. Deixe a imaginação correr solta.

Fonte

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