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5 mitos e verdades sobre a saúde do coração


Uma das principais causas de morte, nos dias atuais, são as doenças do coração. O estilo de vida moderno, marcado pelo sedentarismo e pela má alimentação, favorece o aparecimento das doenças cardiovasculares, afetando a saúde do coração.

A boa notícia? Muitos dos fatores de risco para essas doenças podem ser reduzidos — ou, até mesmo, eliminados — com algumas simples mudanças de hábitos.

Fazer uma atividade física ou abandonar o cigarro, por exemplo, são atitudes que beneficiam — e muito! — a saúde do coração. Embora a hereditariedade seja um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ela não chega a ser tão importante.

A prevenção contra esses males está totalmente relacionada a nossas atitudes e hábitos e, por isso, o conhecimento é fundamental. Comece desvendando, neste post, alguns mitos e verdades sobre a saúde do seu coração! Vamos lá?

Apenas os obesos têm problemas no coração

Mito! É verdade que a obesidade faz com que as pessoas desenvolvam a hipertensão e o diabetes e, também, que tenham elevados níveis de colesterol — e todos esses são fatores de risco para o desenvolvimento de uma cardiopatia.

No entanto, qualquer indivíduo que seja sedentário ou que fume, independente de ser gordo ou magro, tem chances elevadas de ter problemas de coração.

Os homens infartam mais do que as mulheres

Mito! Embora as mulheres sejam afetadas mais tardiamente do que os homens, as cardiopatias atingem pessoas de ambos os gêneros, indistintamente. Os fatores de riscos são comuns a homens e mulheres — e ambos devem se preocupar com a prevenção.

Nas mulheres, mesmo que mais tarde, os sintomas das cardiopatias aparecem na sua forma mais grave, e levam à morte com mais frequência.

Jovens também infartam

Verdade! Os fatores de risco estão presentes cada vez mais cedo. Isso acontece por causa do estilo de vida moderno, marcado pelo stress, pela má alimentação, pelo consumo exagerado de álcool e pelo sedentarismo. Como resultado, temos uma população que desenvolve o diabetes e a hipertensão cada vez mais cedo, o que favorece o aparecimento das cardiopatias.

Toda pessoa que pratica exercícios físicos está livre das doenças do coração

Mito! O exercício físico protege o coração porque libera uma substância que relaxa a parede dos vasos sanguíneos — e isso favorece a saúde do órgão. No entanto, essa proteção só ocorre enquanto a pessoa está praticando o exercício.

Ou seja, se o indivíduo interrompe a prática da atividade física, a proteção acaba. Por outro lado, não adianta ser um atleta e manter o hábito do cigarro ou a alimentação desequilibrada. O importante é manter um estilo de vida saudável!

Alguns alimentos favorecem a saúde do coração

Verdade! As castanhas, por exemplo, funcionam como um anti-inflamatório natural dos vasos sanguíneos, reduzindo os triglicérides. Além disso, elas são fonte de cálcio, fósforo, vitaminas B e E, selênio e magnésio.

Recomenda-se o consumo diário de uma castanha-do-pará ou de duas nozes. A cebola também deve ser incluída na alimentação diária, pois protege a função cardíaca e reduz a gordura do sangue.

Os peixes de água gelada, como o salmão, a sardinha e a truta, são ricos em ômega-3. Por isso, agem no controle da pressão sanguínea e previnem o desenvolvimento da arteriosclerose.

Fazer um check up periodicamente diminui bastante as chances de se desenvolver uma doença do coração. A partir do 35 anos, recomenda-se que se faça um monitoramento anual — mas o ideal é que esses cuidados comecem ainda antes. Afinal, nosso bem-estar geral está intimamente ligado à saúde do coração!

E você, cuida bem do seu coração? O que tem feito pela sua saúde?

Fonte

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