Buscar

Dia Mundial da Saúde: 5 dicas simples para você cuidar mais da sua saúde


Manter a saúde em dia em meio à árdua rotina deve ser seu maior desafio. Concorda? É a pressão no trabalho, o trânsito, o filho para deixar na escola e até mesmo as atividades em casa a serem feitas. Cuidar da saúde diante de um cotidiano atribulado é o nosso principal objetivo. Já que hoje é Dia Mundial da Saúde, nós elencamos 3 dicas simples e eficazes para auxiliarem você nesta missão. Vamos nessa!

1. Respire

A respiração lenta e profunda controla a tensão. O relaxamento muscular possibilita reduzir a tensão crônica diminuindo as dores de cabeça, bem como melhora a qualidade do sono.

A dica é separar um momento no seu dia para respirar. Fique atento aos movimentos da respiração, quando inspirar empurre o abdômen para fora e ao expirar encolha a barriga, nessa respiração não teremos praticamente nenhuma movimentação do tórax, isso garante maior concentração de oxigênio, acalma e relaxa.

2- Durma

Uma boa noite de sono é importante para a produção de hormônios. Ela ajuda a manter o desempenho diário, seja na sua rotina de trabalho ou de escola das crianças, dormir bem é essencial para o crescimento delas.

Para isso, o ideal é ficar longe dos eletrônicos nesse momento, principalmente crianças, pois são capazes de passar a noite toda acordados. Além disso, é importante que todos tenham uma rotina com horários para dormir e um ambiente relaxante.

Criar o hábito de se deitar mais cedo para ler um livro ou fazer outra atividade tranquila ajuda todos a dormirem mais cedo e com mais facilidade, pois, quando chega a hora de dormir, o corpo já está preparado.

Caso você ou algum membro de sua família tenha muita dificuldade para dormir, o indicado é que faça uma consulta médica especializada, como por exemplo um otorrino. Já que vários problemas podem estar relacionado a problemas respiratórios.

3 - Movimente-se

A prática de exercícios físicos faz bem para o corpo e para a alma. Não tem tempo? Opte por exercícios que levam apenas alguns minutos. Você verá que ficará muito mais revigorado, dormirá melhor e terá mais disposição física, mental e emocional.

4- Agradeça

Ser grato pelo o que se tem e pelo que é tem impacto positivo muito grande na vida. Ajuda a reduzir o estresse e bloquear receptores associados ao medo e à ansiedade.

5 - Faça check-up regularmente

O ponto chave que irá lhe ajudar a cuidar da saúde é realizar acompanhamento médico, a maioria das doenças crônicas é assintomática, portanto a necessidade da realização de exames rotineiramente. Essa prática contribuirá para um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do seu organismo.

O recomendado é fazer pelo menos um check-up anualmente, mas para portadores de doenças, essa periodicidade pode ser reduzida de acordo com a orientação médica.

Como você pode ver, não é tão difícil aplicar essas dicas na sua rotina. Agora você não tem mais desculpas para colocar a sua saúde em 2º lugar.

Fonte

#saúde #vivermelhor #reflexão #laboratoriodnacenter #LaboratoriodeAnalisesClínicas #analisesclínicasnatal #analisesclínicas #diamundial #cuidado

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo